Passada uma semana, a pergunta que venho fazendo é justamente esta. Dada a atual conjuntura da Ferrari no campeonato, difícil é encontrar um adversário regular para Charles Leclerc no campeonato. E o que digo parece exagero sabendo que a Red Bull tem carro para brigar de igual para igual com o bólido de Maranello, mas terá confiabilidade?
A vitória em Melbourne foi apenas mais um destes atestados de competitividade que a Ferrari vem dando desde os testes. E só não colocamos nesta conta Carlos Sainz por um motivo simples: ele mesmo. Uma rodada inocente no começo de uma previsível recuperação o colocou a nocaute ainda nas primeiras voltas da prova. Fatal, mas para ele um golpe duro e um sinal de alerta: ele precisa reagir na briga interna com Leclerc.
Já a Mercedes ainda não está no campeonato, e todos nós sabemos bem disto há tempo. Apesar das atualizações que o W13 vem recebendo, Lewis Hamilton ainda é mais um na zona de pontos, e ainda assim sem garantia de que seja, ao menos, o quarto ou quinto de uma corrida. Enquanto isso, é de George Russell a tarefa de liderar o time, e o fez bem dentro das suas limitações e com uma atuação segura para chegar em terceiro, desta vez “pra valer”, na pista e correndo com inteligência.
Mas o sinal de alerta é mesmo para a Red Bull. O time tem carro, tem uma dupla sintonizada e pode confrontar o domínio da Ferrari, mas os problemas que carrega não são, de fato, aceitáveis. Em duas corridas, Max Verstappen pontuou apenas uma vez, vencendo, mas não é de vitórias que se faz um campeão, mas de regularidade, e isso pede um carro que se pode acelerar sem medo de uma quebra repentina, ao menos nos tempos de hoje.
E durabilidade é o que a Ferrari mostra e assombra. E depois de Imola, atualizações estão a caminho. O segredo principal para não perder o trem da história de um ano que pode ser perfeito. Basta Maranello querer e Charles fará o serviço tendo condições para tirar o time do jejum incômodo de títulos que vai para 15 anos. É o momento.
Em uma frase:
– Que momento este da Aston Martin! Só um cego mesmo pra não perceber que há uma crise por lá. Zero pontos, acidentes tolos, carro ruim, algo mais?
– Kevin Magnussen não marcou ponto desta feita, mas Gunther Steiner segue pensando muito alto. Fala até em pódio. Será?
– Olha a McLaren! Lando Norris e Daniel Ricciardo nos pontos depois de um grande treino. Faltou pouco pro pódio, mas pouco mesmo! Feliz do torcedor de Woking, ainda recobrando-se do susto do começo de temporada.
– E essa corrida de Alex Albon vai ficar nos anais. O que são “várias voltas de classificação” em seguida e com o mesmo jogo de pneus para bisar um ponto para a Williams? Insano!