A Fórmula 1 oficialmente está de volta! Durante esta quinta-feira (23) no Bahrein, foi realizado o primeiro dia de testes para a temporada 2023. Muita Gente na pista e, dos 20 pilotos que podem largar, 19 andaram hoje na pista de Sahkir.
Aston Martin: Brasil na pista
Dentre esses 19 pilotos, estava Felipe Drugovich, que foi o responsável pelo primeiro contato do AMR23, modelo da Aston Martin para a temporada, com a pista.
Tirando um pequeno problema eletrônico no começo do treino, que o fez perder por volta de 1h de treino, Felipe cumpriu o cronograma que a Aston Martin esperava dele, e conforme falamos aqui na coluna anterior, andou com as grelhas de coleta de informação aerodinâmicas.
A tarde a Aston colocou Fernando Alonso para andar e o espanhol andou bem, inclusive com pontos da pista sendo o melhor desempenho no geral. Acabou em P2 nos tempos surpreendendo. Será que vem carro bom aí?
RedBull segue dominante?
E, pelo jeito, a Red Bull, o mago das pranchetas Adrian Newey e Max Verstappen na pista durante os dois turnos continuam dominantes. Antes da sessão de testes para as fotos oficiais de temporada, o carro foi muito analisado durante a manhã pelos rivais, e eles devem ter ficado assustados.
Após incríveis 157 voltas realizadas por Max, veio o P1 no fim da sessão, e o carro ainda tem inúmeros detalhes aerodinâmicos que estão chamando a atenção.
A dominância seguirá?
Ferrari escondendo alguma coisa?
A Ferrari chamou a atenção no começo do treino com uma imagem onde a extremidade do bico parecia se “encolher” ao fim da reta. Nada mais específico foi dito sobre o caso e vamos ver se, nos próximos dois dias, ocorrerá algo parecido.
A velocidade do carro de 2022 continua lá, Sainz novamente muito competitivo e Leclerc com sua velocidade natural. Chamou a atenção que a dupla acabou separada por apenas 0,004 milésimos de segundo. Agora é ver se o novo modelo corrigiu o grande problema de gerenciamento de pneus.
Mercedes ainda atrás?
George Russell e Lewis Hamilton parecem que terão mais uma temporada de trabalho, dessa vez com o modelo W14. Conforme relato do jornalista Sergio Milani, o carro segue muito nervoso e chama a atenção que nitidamente é o modelo com maior asa traseira do grid.
O dia foi baseado em stints longos e o planejamento ainda confundiu ainda mais as avaliações.
Alpine… preocupante?
Confesso que fiquei preocupado com a Alpine. Apesar de um bom numero de voltas da dupla Gasly e Ocon, a velocidade final de ambas foi baixa (Lewis Hamilton também teve velocidade final baixa, PORÉM ainda quero entender o quanto a asa maior pode influenciar isso).
Novamente é de se ressaltar que ter apenas uma equipe para receber informações pode dificultar o desenvolvimento dos franceses.
Alfa Romeo, Alpha Tauri: Buscando seu lugar?
As Alfas/Alphas parecem ter se estabelecido no meio do batalhão, porem com vantagem para a Alfa Romeo. Guanyu Zhou e Valtteri Bottas andaram bastante (67 voltas para o chinês e 37 para o finlandês) e com solidez, terminando ambos no top 10.
Já a Alpha Tauri foi a equipe mais equilibrada do grid no treino, o que denota que o planejamento de atividade pode ter sido igual para Yuki Tsunoda (P12) e Nyck De Vries (P13), mas nada de destaque maior para equipe de Faenza.
Haas e Williams: Brilhos pontuais?
Haas e Williams parecem estar buscando o acerto mais radical para ter condições de buscar boas posições de largada. Assim como em 2022, Alexander Albon andou muito bem no primeiro dia de testes. 74 voltas e um P4 no fim da sessão. Já Logan Sargeant fez o que se espera de um estreante: andou menos (38 voltas) que Albon, e terá esses próximos três dias para entender o carro.
Nos lados de Gunther Steiner, Nico Hulkenberg buscou seus limites após certo tempo fora de testes e rotinas diárias e acabou num bom P9 após 51 voltas, e andou o dobro de voltas de Kevin Magnussen, com 26 voltas e um P16 no final dos testes;
McLaren: A preocupação continua
E a McLaren segue sendo o grande ponto de interrogação da temporada, novamente sofrendo problemas de freios. Segundo Andrea Stella, chefe de equipe, Lando Norris e Oscar Piastri tiveram pequenos problemas e, com isso, acabaram figurando no fim do grid.
O segundo dia será importantíssimo para entender como será o inicio de ano da equipe inglesa.
Amanha o G&M trará mais um resumo, do segundo dia de testes da temporada 2023 da F1! Abraços a todos!