Kalle Rovanperä sagrou-se bicampeão mundial no último Outubro, aos vinte e três anos de idade. Detentor de vários recordes de precocidade (mais jovem vencedor em todas as classes que disputou e mais jovem campeão e bicampeão), o finlandês filho do também piloto Harri Rovanperä assombrou o mundo dos ralis com sua aparente calma e velocidade. Na temporada de seu primeiro título, 2022, venceu quase metade das etapas e terminou o campeonato com cinquenta pontos de vantagem para Ott Tanak, o vice. Sempre demonstrando incrível constância e sendo agressivo nos power stages, Kalle esteve sempre entre os ponteiros em todas as etapas, com poucos abandonos.
Na temporada seguinte, um Kalle menos agressivo manteve uma postura cautelosa na abordagem e parecia sempre buscar marcar pontos ao invés de seguir com a impetuosidade demonstrada antes. Três vitórias, divididas com Ogier e Evans, companheiros de Toyota e também com três vitórias cada, lhe garantiram a maioria dos pontos na penúltima etapa do campeonato e o segundo troféu na estante
Surpreendendo a todos e acompanhando o que o octacampeão Ogier havia adotado como prática nos anos seguintes à sua aposentadoria, Kalle anunciou que em 2024 correrá de forma parcial, abdicando de alguns ralis para poder, segundo o próprio, recarregar as baterias e ter tempo para a prática de sua outra atividade no esporte a motor, o drift. Neste ano de 2023, o piloto não competiu na etapa da Alemanha do Drift Masters por conta de uma lesão sofrida no rali da Finlândia do WRC, o que pode dar uma ideia do conflito de datas entre eventos
Válido apontar que, ainda neste mesmo ano, Ogier, que participou de oito das treze etapas do mundial, chegou a ser líder do campeonato. Venceu logo na estreia, o tradicional Rali de Monte Carlo, e com a vitória no rali do México dois meses depois, mantinha uma certa margem no topo da tabela.
Muitas dúvidas pairam na cabeça dos que acompanham o mundial. Quais as razões para ele ter tomado essa decisão? É verdade que é um certame extenso, iniciando-se em Janeiro e terminando somente em Novembro, com estágios longos e que exigem bastante do físico e mental – pilotos precisam muitas vezes fazerem eles próprios as trocas de pneus e consertos de última hora, além de os navegadores precisarem mapear tecnicamente cada curva de cada estágio.
Sendo Kalle tão jovem, estaria ele realmente necessitando recarregar as baterias, ou ainda, as demais competições são tão importantes assim, para ele abrir mão de um possível tricampeonato? Estaria ele querendo mandar um recado às entidades? O campeonato é muito longo, os estágios estão longos demais? Os países estão muito distantes e mal distribuídos? Estaria ele descontente com o regulamento?
Para ficar somente no quesito duração do campeonato, podemos analisar que a F1 adota, há mais de vinte anos, a política de conceder férias no verão do hemisfério norte. Mesmo assim, possui um campeonato cada vez mais longo e ano que vem, haverão vinte e quatro etapas. A Indy adotou uma postura política ao diminuir a duração do campeonato, que agora termina em Setembro, justamente para não conflitar com a NFL e demais eventos concorrentes nos canais de esportes. A Motogp instituiu as corridas Sprint em todas as etapas do mundial e aumentou e muito a carga horária de trabalho dos pilotos, sem mencionar o maior risco de lesões e acidentes.
Obviamente, é impensável uma situação onde um piloto abdique de correr algumas etapas por vontade própria e ainda vença o campeonato. O mundo dos ralis é cheio de imprevisibilidades, mas ainda que isso aconteça, o ineditismo desta situação poderia deixar em aberto a opção para outros pilotos no rali e em outras categorias?
Imagine só, com as intempéries dos concorrentes e vencendo todas as etapas que disputar ele consiga ao final do ano ser campeão! Poderia abrir um precedente muito interessante. Só para ficar no exemplo da F1: Verstappen poderia então escolher onde queria correr? Dado o domínio apresentado este ano, e com mais do que o dobro de pontos do vice… E na Indy? E se algum piloto escolhesse por exemplo correr só em ovais ou mistos e ainda assim vencer o título? Impossível, é claro, dado o número de provas em cada tipo de pista. Mas e se mudanças em regulamentos acompanhassem essa possível nova prática dos pilotos?
O tempo irá dizer. Kalle anunciou que ano que vem trabalhará nesse regime de campeonato parcial para retornar em 2025 e 2026 correndo a campanha completa. Ele é muito novo, e rumos diferentes podem estar na cabeça do jovem bicampeão. Sendo um atleta Red Bull, a empresa das latinhas pode estar com muita coisa em cima da mesa para ele assinar. E a Gazoo Toyota? Não teria gostado dos vencimentos cobrados por ele e usará da soberba por achar que o plantel de pilotos dará conta do troféu do ano que vem?
Dependendo do que acontecer, temos a certeza que haverá um parâmetro novo e muito interessante para analisar no mundo das corridas e seus contratos no futuro.