Em mais uma collab entre os grupos Graining and Marbles e Gazetta Dello Bagno, hoje temos o relato de Pedro Simões, que estava in loco na reinauguração do autodromo de Brasília e nos conta como foi a experiência durante a prova da Stock Car nos ultimos dias 28, 29 e 30/11/2025;

Finalmente! Após vários anos, várias previsões, frustrações, e promessas, no último fim de semana de novembro de 2025, tivemos a tão aguardada volta do autódromo de Brasília (agora conhecido como Autódromo BRB).
O traçado, remodelado e com atuais 5,384 km, foi palco na sua reestreia da prova da ilustre categoria tupiniquim Stock Car Pró Series.
O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha havia anunciado a algum tempo atrás de que em 2025 finalmente o autódromo seria reaberto, e promessa cumprida. Porém, com ressalvas:
Realmente foi aberto mas, não está devidamente finalizado, devido as arquibancadas claramente improvisadas e o terrão característico da região do Distrito Federal em volta, fora a chuva que, quando chegou, prejudicou quem tentava adentrar o autódromo e, principalmente, os espectadores que estavam em arquibancadas descobertas.
Após uma classificação bem disputada para a prova de domingo, Nelson Ângelo Piquet Jr. (Aquele…) foi pole position e consolidou totalmente seu domínio em “sua casa”; A vitória ainda lhe proporcionou a emoção de receber o troféu das mãos de seu pai. Apenas um Tricampeão mundial de F1 (claramente dispensa apresentações).

Felipe Fraga terminou em segundo ficando ainda mais perto do título da temporada 2025, e Lucas Foresti (esse sim piloto da casa) completou o pódio, após passar Felipe massa, depois do mesmo cometer um erro na última volta.
Hélio Castroneves (esse um ídolo de infância) não completou a prova, Após sofrer durante o fim de semana de mal estar, sendo inclusive levado para o centro médico no sábado e no Domingo; Porém, posso salientar que me proporcionou um grande momento no fim de semana, pois tive a chance de vê-lo passando diante de mim.
É incrível ver o autódromo de sua cidade retornar ao palco do automobilismo maior e melhor asfaltado após 11 longos anos dolorosos de espera e toda a reunião de fan’s da velocidade reunidos mais uma vez e a alegria contagiante dos pilotos em poder retornar ou até mesmo estrear nessa pista.

O ponto negativo mesmo, como dito mais acima, foi o terrão em volta do autódromo que se chove vira lama e a falta do termino da estrutura de algumas arquibancadas. Promessa que esperamos que o Governador do DF finalize antes do fim do seu mandato.
Definitivamente, as portas de Brasília voltam a estar escancaradas para as categorias nacionais, e internacionais. E, que logo, sejam acertados novos eventos de todas as categorias possíveis.
Abraços e até a próxima!
Meu nome é Pedro Henrique Simões, sou Bacharel em Direito.
Desde que me entendo por gente sou apaixonado por automobilismo e tenho uma coleção de carros de miniaturas, de variados modelos e de diferentes categorias.

