O automobilismo move a gente, não é? Quem desdenha dizendo que ele “não tem graça” ou “só tinha graça no tempo de Senna” não entende deste ofício. Personagens, momentos, carros, pilotos, homens e mulheres (elas também sim!) respiram gasolina e comem borracha a cada derrapada, ultrapassagem, acidente, vitória ou derrota. Um esporte fascinante, mesmo com suas controvérsias.
Mas uma corrida de carros é muito mais, feita do antes, durante e depois. E nessa seara, um grupo de amigos se encontrou quase que despretensiosamente para falar de F1 e categorias afins que brilham os olhos de todos. Mas muito além disto, pois ficar na superfície da coisa é muito fácil, pensar em carro prata para nós nem sempre é Mercedes e em piloto “ruim” nem sempre é esquecível.
E assim é o G&M, nascido em 2015 dentro dos segmentos de A BOINA, o espaço agora é um blog próprio para compartilhar um pouco do que é vivido por esta roda de amigos no mundo motor: opinião, alguma atualidade, histórias, recortes e análises de quem escreve sobre, mas também torce, chora, se irrita e se emociona com a velocidade que corre em nós.
Se você também é um exímio interessado no esporte a motor, seja muito bem vindo ao G&M, será um prazer compartilhar com você tudo que move nossa mente. Fique a vontade!
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ANDRÉ BONOMINI (BOINA)
O “Boina” é de Blumenau, ou como ele mesmo diz, “filho do Progresso, Reino do Garcia”. Jornalista graduado pela Unisociesc, atua desde 2013 no mundo da notícia.
É amante confesso do rádio, da música (de verdade), do automobilismo e da boa roda de amigos num dia qualquer. Apaixonado também por história, eterno louco em busca de mais um sorriso no dia a dia e poeta “de fim de semana”, teve passagens no rádio pela 98FM (Massaranduba), Radio Clube de Blumenau, PG2 (Timbó) e atua como locutor e produtor da União FM (96.5), de Blumenau, além de ser repórter e colunista de história do Portal Alexandre José.
Boina também é poeta, blogueiro e colunista. Atua no jornal A Cidade (Timbó) com coluna própria e entrevistador. Acompanha a F1 desde 1993, quando jura ter visto o GP da Europa daquele ano ao vivo, e mesmo não sendo tão focado em parte “técnica”, dá sua avaliação sobre o que vê na pista, além de ser o atual diretor do G&M, criado junto do seu amigo, o “presidente de honra” e irmão Douglas Sardo, em 2015.
ROBERTO TABORDA
“Betão” é gaúcho, natural de Uruguaiana (RS), gremista convicto, trabalha com representação comercial mas não descuida de estar ligado a par e passo em cada curva, seja da F1, Indy ou outras categorias do esporte a motor. A F1 em si, está ligado desde 1987, e o automobilismo com um todo desde 1989. E não esconde a emoção de lembrar destes tempos, tenras memórias.
Não esconde a admiração por Ayrton Senna, mas não é uma de tantas “viúvas” e mergulhou na história do automobilismo, passando a admirar gente do naipe de Ronnie Peterson, Niki Lauda, Alain Prost, Nelson Piquet (esse, somente no modo CNPJ, diga-se) e tantos outros. Constantemente visita o passado e faz os alinhamentos com o futuro, trazendo efemérides sempre que possível e ganhando a alcunha de “pai Taborda das Efemérides”.
Grande amigo, bonachão e um dos pilares humorísticos do grupo, Betão está sempre afiado com a história e a opinião e pronto para um bom churrasco, bem gaúcho. Uma atração a parte na roda do G&M.
MILTON RUBINHO
“Mendigomobilista” de competição, trabalhador da engenharia nacional por profissão (formado engenheiro, trabalha na engenharia de motores e transmissões). Se enfia na graxa por pouca coisa e lê tudo sobre carros, corridas e história do automobilismo que aparece. Como dizem os pais, “Primeira palavra não foi papá nem mamã: foi cáo”. Não se contentou de mexer e fuçar em carros: Resolveu achar que podia correr em trackdays também, escrever e falar em podcasts sobre automobilismo… E por conta desse último, veio parar nessa “indústria vital”.
“Mirtu” – ou o “capivara-man” da turma – é ciclista competidor em eventos amadores (mas detesta cicloativismo). Já se meteu a DJ também, sendo musicólatra inveterado (tem mais de 11 mil musicas no HD do PC), tem medo de altura assim como de injeção na veia e não consegue ficar sem estrada, um bom lanche e sobremesas
Na garagem da mente, uma seleção de respeito: Ford Focus MK1, BMW E36 325, Chevrolet Chevette (qualquer ano), Chevrolet Corsa Wagon, Chevrolet Omega Suprema, Chevrolet Corsa Plataforma 4300, Renault Sandero RS(felizmente é meu atual carro!), Chevrolet Ipanema, Ford Ka MK1, Ferrari F40, Volvo 850 T5R, Audi RS2… e qualquer carro que tenha corrido nos anos 80 e 90 em provas de turismo.
E a galeria de pilotos favoritos? Sente o naipe: John Cleland, Colin McRae, Jean Ragnotti, Ken Miles, Ayrton Senna, Dale Earnhardt, Valentino Rossi e Daniel Ricciardo. Nada mal para uma carreira 100% motor e automobilismo: Rally Brasil Team (2007), LF Competições (2008), General Motors (2008-2009), ControlAr (2009), General Motors (2009-atualmente).
Cheio de termos e tiradas inteligentes, um verdadeiro compêndio vivo de engenharia mecânica e recheado de histórias. É dele também a coluna “História & Resenhas”, onde rememora fatos históricos do automobilismo com sua forma característica de contar histórias.