De São Paulo (2024) para Uruguaiana (1991)

Essa coluna é dedicada a TODOS que me fizeram viver a maior experiência da minha vida. O dia que um sonho de estar em Interlagos virou dezenas de sonhos que me pareciam impossíveis. O meu abraço caloroso, meu muito obrigado, meu sorriso sincero, tudo que é tipo de gratidão a todas as pessoas que estive em Interlagos, e que simplesmente me fizeram viver um sonho absurdamente encantador.

Farei essa coluna chegar a todos vocês de alguma forma, e citar nominalmente poderá me fazer ser injusto ou esquecer alguém. Mas, eu preciso citar Milton Rubinho, seus pais maravilhosos que me receberam na sua casa como se fosse um filho. Sérgio Milani, que é o responsável por tudo isso estar acontecendo: a admiração que a WEC teve no Brasil. Felipe Meira, que dividiu o pouso comigo e trocamos muitas ideias. O Gabriel Lima que falamos pouco devido a correria, mas que foi de uma gentileza e de um carisma ímpar!

Toda a turma daqui do Graining & Marbles, que acompanhou a aventura e já está se organizando para 2025. Nesse ano eu e o Julio estávamos lá, e infelizmente não conseguimos achar o Eduardo Casola (afinal foram praticamente 75 mil apaixonados no templo!) toda a turma do Gazzeta dello Bagno, capitaneada por Ricardo Figueroa, no seu primeiro encontro de componentes nacional, e que deverá ser maior ainda em 2025.

A turma que estava no day after do Milton, como a Luciana Hypolito, o Daniel Yoiti, Herbert, Patrick, Cacá e esposa, entre outros uma turma maravilhosa, com histórias únicas, hilárias, e conhecimento absurdo sobre carros!

Agradecer a oportunidade de conhecer, conversar, rir, debater, registrar com fotos o momento com Luis Gustavo Ramiro, Luis Felipe Ramos, Rubens e Deborah, Paulo Abreu, Rodrigo Mattar, Rafael Lopes

E, o meu apertado abraço a Lucas Giavoni, do site que eu comecei a acompanhar automobilismo lá no final dos anos 1990: o GP Total. Lucas, que fez a leitura mais fiel desse fim de semana: “de longe a pessoa mais feliz daquele autódromo todo”.

E era mesmo Lucas. Você captou perfeitamente esse meu sentimento!

E o motivo, está aqui embaixo…


Uruguaiana, 25 de março de 1991

1991 – Ei, quem tu é? O que tu tá fazendo aqui no meu quarto? Eu nunca te vi!

2024 – Calma, fica tranquilo! Tu é o Beto neh?

1991 – Como tu sabe meu nome? Eu nunca te vi!

2024 – Fica tranquilo Beto, eu te conheço a muito tempo. Bem mais tempo que você imagina. Mas, me escuta: Eu sei que é estranho para você aparecer alguém, assim, no teu quarto, mas, se eu te disser que eu adoro Formula 1?

1991 – Sério? Eu também adoro corrida! Tu viu a corrida ontem?

2024 – Sim, eu vi a corrida ontem. Ele conseguiu né? Tu tá feliz?

Cheguei, Chefe!

1991 – Muito! É a primeira vitória dele no Brasil. Ele queria tanto, sempre dizia, e nunca dava. O Piquet e o Moreno no carro do Brasil também correram bem, né? Qual o teu nome?

2024 – Anh, er… me chama de Tio mesmo…

1991 – Tá bom, mas você é meu tio mesmo?

2024 – De sangue não, mas de coração sim…

1991 – Tá. Mas tio, tu viu que legal… os bandeirinhas pulando na pista, com a bandeira. Ele não conseguiu nem sair do carro, tio. Eu tava muito feliz naquela hora, até os nossos vizinhos vieram aqui para falar da corrida. Será que ele vai ser campeão de novo, tio?

2024 – Ah eu acho que vai. Ele tá muito bem. Mas, deixa te contar uma coisa: O Piquet também tem três títulos sabia? E o Gugelmin é um cara muito bom! O Moreno então, luta muito para ter esse carro. Torce para todos eles viu?

1991 – Tá bom Tio. Se o senhor tá dizendo, eu só não vou torcer para aquele francês lá que bateu no Senna!

2024 – Outro conselho: Depois, quando puderes, lê sobre o Prost. Sobre o Mansell… Sobre Villeneuve, Lauda, Peterson, Hunt, Hill, Fittipaldi, Pace, Andretti; Lê sobre a Williams, a Mclaren, Ferrari, Lotus, Sobre a Indy, a WSC, Nascar…

Os pilotos da “nossa” Isotta Fraschini, que adotamos como equipe do coração no fim de semana!

1991 – Tio, umas coisas que o senhor falou aí eu conheço. Esse Andretti aí, ele corre nos circuitos ovais, né? O Mansell me faz rir as vezes. O senhor viu ele e o Patrese em Phoenix?

2024 -Ah, aquela eu dou risada a muitos anos…

1991 – É sério que o Prost tem história boa?

2024 – Muito! Vale a pena! A dica que te dou é que a história do automobilismo é maravilhosa. Tem tanta coisa boa, bonita…

1991 -Tio, Interlagos é longe daqui? De bicicleta, eu chego rápido lá?

A sua Benção, sr. José Carlos Pace!


2024 – Beto, Interlagos é bem longe viu… e você é bem pequeno para ir de bicicleta até lá!

1991 – Ah tio, eu quero ir lá um dia! Deve ser legal ver uma corrida lá, né?

2024 – Olha Beto, só te digo uma coisa: Esse é o teu sonho? Então, cuida muito bem dele. E não desiste, JAMAIS pensa em desistir, em achar que não vai conseguir. Um dia você chega lá.

1991 – Tio, o senhor já foi lá? Como é que é lá? Como que o senhor chegou lá?

2024 – Então, esse teu sonho é o mesmo sonho que tenho. Levei muitos anos para conseguir realizar, e sabe, eu me senti com a tua idade. Tu tá com 7 anos, né? Faz 8 em Maio?

1991 – Isso! Como que o senhor sabe?

2024 – Ah digamos que a gente faz aniversário na mesma época… Mas, olha só: Estuda, continua focado, segue olhando as corridas, todas que tu puder.

1991 – Tio, sabe que teve um colega do pai que disse que o Senna tava fazendo cisme pra sair do carro.

2024 – Não dá bola. Foca no teu sonho! E, vou te contar um segredo: Eu já vi tanta coisa. Teve piloto que o público obrigou a sair do carro no meio da reta e ele ergueu os braços como se tivesse num estádio com a torcida na sua volta. Esse esporte vai te dar muitas alegrias. E também momentos de medo, tá bom?

1991 – Medo, tio? Mas os acidentes todos os pilotos saem bem do carro…

2024 – Olha, automobilismo é esporte de risco tá? Aquele esporte em que pode acontecer coisas totalmente inesperadas. Não acha os acidentes legais não tá? Sempre espera o piloto sair bem do carro, ir para o box, tranquilo.


1991 – Tá bom, Tio… Ah, tio, me diz uma coisa: A quantos anos o senhor olha corridas?

2024 – 37 anos Beto. Muito tempo né?? E, olha, tenho muito orgulho disso. Eu estive em Interlagos essa semana. Falei com muitos amigos, muitas pessoas, me trataram maravilhosamente. Fui recebido como se fosse alguém que eles conheciam a muitos anos. E eu quero que, um dia, esse teu sonho de estar em Interlagos seja real exatamente como o meu. Você merece demais!

1991 – Sério, tio? E o que eu devo fazer então? Como que eu faço para ir lá? Onde compro passagem?

2024 – Calma Beto. Tudo ao seu tempo. Tudo dará sentido na hora certa. Mas, deixa esse sonho aí, no teu coração. Guardadinho. Tu vai realizar ele;

Estar ao lado da Porsche, da Penske, de figuras como Andre Lotterer… Para um fã, é algo incrível

1991 – Tá bom tio! Ih, a luz do quarto do pai acendeu! Ele vai ficar brabo comigo se te ver aqui!

2024 – Beto, fica tranquilo! Ele não vai ficar brabo não! Fecha o olho, volta a dormir… Eu vou sair devagarinho aqui, e voltar para a vida.


E o Beto fechou o olho:

Segredinho pra ti: eu vim de 2024, tá? Até lá, tu vai viver muita coisa! Você vai fazer muitas amizades, vai conhecer muita gente, você vai ter uma experiência que você vai se orgulhar a vida toda!

Isso aí, dorme! Dorme sorrindo, Beto! Sonha!

Eu te enganei: Interlagos é logo ali… e ele é maravilhoso!

3 comentários em “De São Paulo (2024) para Uruguaiana (1991)”

    1. Grande Guilherme! Obrigado pelas palavras, esse relato todo também te envolve, afinal o Alta Velocidade é um DNA decisivo para tudo isso!

  1. Primeiramente , Parabéns pela coluna . Diálogo excelente. Sonhos estremecidos , dizem que são problemas adormecidos. E esses sonhos tu tinha quando pequeno . E os mesmos sonhos , foram tomando formas e se realizando aos poucos . Se Felicidade e Orgulho são pagas com 30 e poucos anos , então eu ganhei o direito de expor meus Sentimentos. Por você ter realizado seu sonho . E isso pode ter sido um passo para algo muito maior . O que tiver que ser , será. Peço para o Criador, Saúde e Conquistas pra você, porquê corre atrás disso. Você continua nos orgulhando e Deus sabe disso. Parabéns e que DEUS te ABENÇOE. Jamais desista de seus sonhos .

Deixe um comentário