Olá Pessoal tudo bem?
Pois bem, o DNQ volta após uma coluna épica de André Bonomini, e deixo aqui no inicio dessa edição novamente os meus aplausos e agradecimentos a ele, e a Milton Pecegueiro Rubinho. Isso formalmente. Porque quero mesmo é dar aquele quebra-costelas com o sorriso largo ao Boina e ao Mirtu Klunk (quem pegar a referencia… POMBO!)
Isso porque o que aconteceu nas 24h de Le Mans, onde essa dupla e fez um trabalho absurdo noite a dentro mantendo os cabeças-de-gasolina acordados na madrugada fria (pelo menos aqui no RS) e fazendo a historia, transmitindo esta joia da coroa do automobilismo pela primeira vez ao vivo em sua plenitude, e ainda serem responsáveis pela narração do momento capital: foi no turno deles a ultrapassagem de Alessandro Pier Guidi (Ferrari) sobre Sebastian Buemi (Toyota), que definiu a vitória da Scuderia no retorno a La Sarthe.
Não vou me alongar, pois toda essa odisseia tá aqui. Por isso, hoje, abro mão do “padrinho” DNQ. Na próxima edição ele volta. Pois como disse no dia da prova: O G&M narrou Le Mans. Todos os envolvidos nessa brincadeira, que tá se transformando num misto de realizações e surpresas que a vida nos trás. Obrigado por tanto, André e Milton / Boina e Mirtu / Panqueca e capivara.
GP CANADÁ: Não teve só Max. Mas Max foi o principal
Sim pessoal, nada de novo no solo de Montreal visto o campeonato de 2023. Como vocês que acompanham o DNQ sabem, não sou um fã pessoal de Max Emilian Verstappen. Mas admito que é bonito de ver o quanto o neerlandês defende o #1 na sua carenagem da Red Bull de forma justa e inapelável. Desde os treinos de sexta (mesmo com uma surpreendente dupla da Mercedes a frente no TL2, causado pela chuva) era nítido que Max tinha sempre alguma coisa nos bolsos dos macacões usados no fim de semana.
No box ao lado, Sergio Perez parece estar completamente desestabilizado: após a tentativa de bater de frente com Max pós vitória no Azerbaijão, o mexicano está completamente sem ritmo. Ficando em Q2 com frequência e só completando provas. Incrivelmente, já está sendo ameaçado no campeonato não só por Alonso, mas também pela ascendente Mercedes e Lewis Hamilton.
Mas o Canadá sempre nos reserva provas surpreendentes, e este ano não foi diferente (exceto com Max). Desde sexta, vi um combativo Alex Albon com sua guerreira Williams. As retas com freadas fortes de Montreal parecem ter ajudado o seu carro, ao passo que Logan Sargeant, em nenhum momento, esteve em condições de conseguir ao menos ter um desempenho satisfatório.
Fica aqui o destaque ao anglo-tailandês que vem se mostrando o leão das equipes pequenas novamente, após quase sua carreira entrar em declínio após a saída conturbada (e ao meu ver injusta, pois creio que ele não estaria fazendo menos que Perez hoje) da Red Bull. E o melhor disso tudo é que a Williams ultrapassa a Alpha Tauri no campeonato de Construtore$$$$$$, com sete pontos, e está a um ponto da Haas.
Outro destaque positivo foi a Mercedes. Lewis Hamilton e George Russell fizeram um final de semana que considerei o mais competitivo desde a virada de regulamento de 2021 para 2022. Estiveram sempre próximo da primeira fila, ocuparam totalmente a segunda fila (mesmo com a desclassificação de Hulkenberg, mas estavam ali próximos), e foi claro que ambos estavam competitivos o começo da prova.
Alias, interessante o quanto, nem as Mercedes e nem Alonso, deixaram Verstappen desgarrar tanto a prova toda, pelo menos na média normal da temporada. E o momento incrível desse fim de semana foi saber que Russell pode dar aquela pancada de lado no muro que suspensão, semieixo, cambio… tudo seguiu funcionando! Além de melhorar o desempenho, o carro é um tanque!
Abaixo da Mercedes, na minha cotação, vem a surpreendente Ferrari! A equipe vermelha parece estar embalada após a vitória em Le Mans, e creiam: ACERTOU A ESTRATÉGIA NA CORRIDA! Num final de semana que teve desde capacete em homenagem a Gilles Villeneuve vetado pela família (alias, NR: OOOO FAMILIA COMPLICADA ESSA VILLENEUVE)… passando por Sainz dando um belo encontro nos pneus no fim da reta e que acabou com a equipe acertando na estratégia de pit, jogando Leclerc (já com o capacete de Gilles) em P4 e Sainz, com o carro recuperado, em p5.
Será que apenas a primeira prova de Laurent Mekies no pitwall já fez toda essa diferença?
Na Aston Martin, confesso que fiquei decepcionado. Alonso até manteve a sua linha de desempenho e esteve novamente no pódio com uma segunda colocação merecida, inclusive com luta direta com Lewis Hamilton e direito a problemas de freios e combustível no fim da prova. Agora, me chamou a atenção de como o avanço da temporada está fazendo mal ao desempenho de Lance Stroll. Na prova de casa, o filho do dono esteve muito apagado, acabando num P9 graças a punição de Lando Norris no fim da prova.
Falando em McLaren, prova que mostra exatamente o que a equipe está produzindo no ano: até tem um ritmo de classificação bom, passando inclusive com os dois carros para o Q3, mas na prova… nem Piastri (que fez o melhor final de semana até agora na F1) e nem Norris não pontuaram nesse fim de semana, com o agravante que Norris tomou cinco segundos de punição no final da prova por conduta antidesportiva.
No fim do grid, a Haas até apareceu bem no treino com um surpreendente P2 de Hulkenberg, muito beneficiado pela chuva mas punido logo após (alias, NR2: Tá na hora de pensar em um novo formato de classificação dona Liberty). Na prova, novamente, ritmo fraco e despencando na classificação. A Alpine teve um fim de semana extremamente complicado, com Gasly parando o TL1 com 2 minutos de abertura e Ocon também parando no TL2. A sorte dos franceses é que o fim de semana da McLaren foi fraco.
A Alfa Romeo salvou pontos com Bottas, e Zhou marcou numero no grid apenas. Já a Alpha Tauri – agora oficialmente a lanterna do campeonato – apareceu apenas no treino com Tsunoda causando tumulto no fim da sessão antes do S do muro dos campeões e De Vries (cada vez mais ameaçado) causando uma saída de pista forçada para ele e Kevin Magnussen.
Tudo isso acontecendo e o Max… Montreal, 18/06/2023: Max Verstappen iguala Ayrton Senna em 41 vitorias. Dia para a historia, e ele vai muito além disso. É a historia sendo escrita na nossa frente!
FALANDO EM HISTORIA
Cascavel, 18/06/2023: A passagem de bastão de uma das famílias mais importantes do automobilismo brasileiro aconteceu na pista. De um lado, Rubens, multi vencedor por onde passou. De outro, Eduardo, o filho que passou por grandes apertos, começando por não correr em Tarumã, tendo pedra nos Rins e se submetendo a cirurgia e com voo cancelado até Cascavel, o que fez ele e o pai enfrentarem 1 mil quilômetros de estrada para estar na prova.
E na prova 2 da Stock, após um esparramo que Rubens estava envolvido e um timing totalmente certeiro do pit de Eduardo, ele assume a liderança e vence, para o choro já costumeiro de Rubens, e a nova versão da sambadinha.
Os Barrichello seguem em frente! Logo, as impressões do fim de semana austríaco, abrindo o mês mais louco do ano no esporte a motor.
Abraços a todos!