Olá Amigos do G&M! Chimarrão pronto por aqui e vamos lá ao resumo do dia 2 dos testes da F1 no Bahrein.
O segundo dia de testes acabou dessa maneira no quadro de tempos e voltas. Confira abaixo a tábua dos tempos e, pra você que perdeu o fio dos relatos dos testes, clique aqui e confira como foi o primeiro dia de trabalhos em Sakhir.
Aston Martin: Estão nos deixando sonhar…
Eis que a Aston Martin está nos deixando sonhar! Fernando Alonso assumiu o volante durante toda a sexta feira e fez stints muito consistentes e, aparentemente, existe uma calma na equipe com o funcionamento do projeto dentro do que é objetivado pela casa verde.
O asturiano finalizou o dia no P3 e aparentemente fez todo o cronograma que a equipe precisou. O box claramente está leve, com muitos sorrisos e uma certa tranquilidade. Neste sábado pela manhã, Felipe Drugovich reassume o carro, e aí sim PROVAVELMENTE terá programação de treino oficial e prova.
Será que é o que estamos pensando, considerando as lesões de Stroll?
Red Bull: Cada vez mais distante?
Sim senhores! Adrian Newey e sua trupe conseguiram MELHORAR o carro de 2022, para preocupação dos rivais e de quem espera uma temporada com competitividade. Sergio Perez (P14) e Max Versttapen (P2) fizeram o segundo dia e o carro totalmente no trilho, quietinho, desfilando.
“Ah, mas não teve o melhor tempo”… Não levem isso em consideração não, é visível que tem sobra de desempenho por ali. No sábado, Sergio Perez fara o dia sozinho, deixando o #1 holandês apenas observando e descansando para a prova da semana que vem.
Ferrari: Dia positivo, mas…
Na Ferrari, o dia foi considerado como positivo. Carlos Sainz (P6) e Charles Leclerc (P8) fizeram o cronograma completo da equipe, e novamente com muito equilíbrio: 0,3s entre eles no fim do dia, 70 voltas para o Sainz e 68 para Leclerc.
Mas não vejo a Ferrari tendo coelhos na cartola não. O carro parece bom e equilibrado, mas que ainda carece de mais desempenho. O terceiro dia nos dará mais detalhes desse momento rosso nos testes.
Mercedes: Dia nada bom
A Mercedes teve um dia muito negativo. Pela manhã, Lewis Hamilton (P15) andou bastante, porem APARENTEMENTE realizando stints de corrida. Muitas vezes, nem o DRS era usado. já George Russell (p13) teve problemas hidráulicos na parte da tarde e encerrou o treino mais cedo.
Até aí, tudo bem, pois o teste é para isso mesmo. Porém, uma foto que surgiu nas redes sociais, onde a equipe estava reunida ao fim do dia, chamou a atenção. Isso tudo além de Toto Wolff relatar que o segundo dia “apenas mostrou a eles que a equipe não sabe exatamente onde está“, num tom preocupante,
Confesso que fiquei surpreso com essa declaração. Além disso, teve conversas de perda aerodinâmica na frente do carro. Sábado será um dia decisivo: ou o carro anda ou…
Alfa Romeo: Volta voadora e P1
A Alfa Romeo acabou sendo destaque no dia 2 dos treinos, com Guanyu Zhou marcando o P1 no geral. E o carro, assim como no ano passado, começa o ano bem equilibrado e com muito mais tempo de pista (a dupla da equipe ja fez quase 300 voltas nos testes).
O piloto chinês relatou que “a sensação de liderar é boa, mas é apenas um teste. O carro se comportou bem tanto no dia quanto a noite, e isso é importante”. Valtteri Bottas assume no sábado com a missão do ajuste fino de um carro que estará lutando para o Q3 e ser a melhor do resto, mesmo que a Aston Martin pareça estar a frente neste setor das “outras”.
Alpine e Alpha Tauri: Problemas seguem e o desenvolvimento é lento
Alpine e Alpha Tauri tiveram dias com pequenos problemas. No time de Faenza, Yuki Tsunoda ficou com o ultimo tempo geral, mesmo andando 85 voltas, enquanto que Nyck De Vries conseguiu um bom P4. Mas, no contexto geral, a equipe ainda está buscando dados e desenvolvimento geral.
O engenheiro da equipe, Jonathan Eddolls, destacou que o carro foi “confiável, realizando 159 voltas. Os testes destacaram áreas de desempenho do carro, porém, vamos trabalhar muito a noite na análise de dados para realizar alterações e buscar mais desempenho para o último dia de testes”.
Já a Alpine conseguiu evoluir do seu primeiro dia, porém não traduziu no cronometro. Pierre Gasly foi P10 e Esteban Ocon foi P12, muito equilibrados no tempo (0,3s entre eles) e nas voltas (59 para Gasly e 49 para Ocon).
Chamou a atenção a declaração de Otmar Szafnauer que relatou que “os números são relativos. Incluso os números das nossas ferramentas de simulação, você terá de compará-los com os outros e não sabemos o que os outros fizeram. Estou feliz pois o que vemos na pista é o que os números dizem que deveríamos ver”.
Portanto, a Alpine está no trilho de desenvolvimento que esperava. Se será suficiente, veremos logo.
Haas: Desenvolvimento solido e a dupla experiente dando resultados
A Haas segue seu desenvolvimento sólido após uma temporada de recuperação em 2022; Hulkenberg (P5) parece estar totalmente a vontade no carro, com 68 voltas realizadas. Kevin Magnussen deu 67 voltas, mas ficou um segundo de Hulkenberg.
O dinamarquês não ficou nada preocupado: “Estou muito feliz, sempre é difícil ver quanto progresso você fez, pois não sabemos se são os tempos reais de volta que estamos vendo dos concorrentes e nós sabemos que podemos ir mais rápido. Então você está sempre tentando não olhar muito para os tempos das voltas. Muitas vezes é frustrante testar porque você está colocando coisas no carro que sabe que não serão a direção certa para o resto do dia, porém precisamos aprender e entender como o carro reage a tudo que precisamos abordar este ano”.
Williams e McLaren: As tradicionais inglesas em rumos opostos
Williams e McLaren parecem estar em ritmos e rumos opostos. Na casa de Woking, a trupe segue novamente se debatendo com problemas técnicos no segundo dia de testes. Oscar Piastri (p9) andou 74 voltas porém sem velocidade final destacada… Já Norris foi o P16, ou penúltimo colocado…
O diretor Andrea Stella demonstrou preocupação com o MCL60: “Pelo que vi nesses dois dias, o desempenho está onde eu esperava: sem surpresas. Os dados se correlacionam com o que esperávamos na parte aerodinâmica. Em desempenho, os tempos de volta em testes, podem depender do nível de combustível, modos de motor, e outras condições. Não tenho certeza de quanto é perceptível”.
Porém já se fala que o MCL60 terá novas versões em Baku, e nem estreamos a temporada ainda…
Já a Williams causou furor pela manhã: Logan Sargeant ficou boa parte do treino entre os primeiros, finalizando o dia em P7 com incríveis 154 voltas cumpridas (ou o total de três GPs do Bahrein). O carro parece estar muito bem equilibrado e o histórico aerodinâmico ser muito agressivo pode finalmente estar sendo moldado.
James Wolves, recém chegado a Grove, ressalta que o momento ainda é de reorganização no time. Porém, ter Albon com experiência e Sargeant com impulsividade e talento poderá ter bons resultados”.
Logo logo traremos mais detalhes do derradeiro dia, que será decisivo e terá Felipe Drugovich na pista! Abraços e até lá!