G&M Informa: Gabriel Bortoleto assina com a Sauber para a temporada 2025 da F1

Voltamos a ter um piloto brasileiro na F1: Gabriel Bortoleto assina com a Sauber para 2025!

Sim senhoras e senhores! Voltaremos a ter um piloto no grid da F1 após 6 temporadas. Após uma carreira que tem o título da F3 em 2023 e, no momento dessa coluna na liderança da F2 em 2024, o anuncio tão aguardado pelos fãs brasileiros aconteceu: A Kick Sauber, que se tornará Audi em 2026, anuncia Gabriel Lourenzo Bortoleto Oliveira, paulista de  20 anos, completos em 14 de Outubro, para a temporada 2025 da F1.

A noticia estava sendo aventada a algumas semanas, após um desempenho de destaque na F2, e as conversas capitaneadas por seu manager, simplesmente Fernando Alonso, que conseguiu a liberação da Mclaren, sua atual escola de pilotagem, para a assinatura com a equipe Suíça, ainda sediada em Hinwil.


Carreira:

Bortoleto, como é tradicional, iniciou carreira no kart em 2012, aos 8 anos, através do Campeonato Sul-brasileiro de Kart, permanecendo no Kart até 2019, sendo 2018 seu melhor ano, com o terceiro lugar no Campeonato Europeu e Mundial na categoria OKJ, em um campeonato que contava em suas divisões, com pilotos que hoje são muito conhecidos nas categorias de base na mesma competição, como Paul Aron, Gabriele Mini, Trevor Barnard e Andrea Kimi Antonielli.

Gabriel Bortoleto sendo premiado pelo 3º lugar no mundial de KART 2018

 

Começo nos monopostos: Pela tradicional Prema, primeiro ano na F4. (Fonte: site Gabriel Bortoleto)

Em 2020, Bortoleto migrou para os monopostos, no Campeonato Italiano de F4 de 2020, com pilotos como Sebastián Montoya , Gabriele Minì e Dino Beganovic, pilotando pela tradicional equipe Prema. Seu primeiro pódio veio em Mugello, onde marcou o segundo, o terceiro e uma vitória, conquistando sua primeira vitória na categoria logo na quarta rodada da temporada que ainda teve mais dois pódios em Monza e terminou a temporada em quinto na classificação geral, à frente de Montoya, mas atrás de Beganovic e do campeão Gabrielle Minì, encerrando o ano em quarto na classificação dos novatos.

Bortoleto e seus carros nos anos de FRECA. Aqui em 2020 pela equipe FA Racing
2021 na equipe R-ace GP

Bortoleto disputou Campeonato Europeu de Fórmula Regional (FRECA) entre 2021 e 2022, com as equipe FA Racing e R-ace GP, respectivamente, onde disputou 20 provas em 2021, e marcou seus primeiros pontos na primeira corrida da temporada, em Imola, onde terminou em nono, e mais 20 provas em 2022, onde conquistou 2 vitorias, nas provas 2 de Spa Franconchamps e Barcelona, acabando o campeonato na 6ª colocação com 174 pontos.

Bortoleto disputou a FRECA asiática em 2022. (Fonte: site Gabriel Bortoleto)

Além disso, disputou 4 provas na Stock Car Light, pela equipe KTF, e 6 provas na FRECA asiatica, também pela R-ace GP, conquistando 1 vitória.

Bortoleto no F3 da Trident em 2023

Ao fim de 2022, dois movimentos de carreira importantes para Gabriel: A assinatura com a A14, agencia de Fernando Alonso, para cuidar da sua carreira, saindo da academia da Alpine,  e a participação no teste de pós-temporada da Fórmula 3 da FIA de 2023 em Jerez com a Trident , junto com os pilotos Oliver Goethe e Leonardo Fornaroli, sendo aunciado alguns dias depois como piloto da Trident para o Campeonato de Fórmula 3 da FIA de 2023 , tornando-se o primeiro piloto a ser anunciado para uma equipe naquela temporada. Após uma temporada onde desde o começo do ano Bortoleto conseguiu manter uma pilotagem segura e criando vantagem na classificação geral do campeonato, chegando na etapa final, em Monza com uma vantagem de 38 pontos, para o segundo colocado; Como Paul Aron e Pepe Martí perderam a pole position durante a qualificação de Monza , Bortoleto foi coroado campeão da Fórmula 3 da FIA na sexta-feira.

Gabriel Bortoleto, Campeão da F3 em Monza 2023.


2024 inicia com novidades: Bortoleto assina com a Academia de pilotos da Mclaren, e a subida de categoria era natural; Bortoleto chega a F2 através da Virtuosi, sendo companheiro do experiente Kush Maini, este componente da academia da Alpine. Após um inicio de ano com alguns contratempos, e também sofrendo com a experiência do piloto Indiano, aos poucos foi se impondo, e no momento que essa coluna está sendo escrita, ele está a 6,5 pontos do lider, Isaac Hadjar, da Campos Racing, e com desempenho ascendente.

A chegada a F2 pela Virtuosi Racing

 

O pódio da vitória marcante em Monza, saindo de ultimo para vencer.

 

Bortoleto e Zak Brawn: Piloto Brasileiro encerrou o contrato com a McLaren pela vaga de titular na Kick Sauber


OPINIÃO:

Confesso que, de todos os pilotos brasileiros que estão nas categorias de base desde a saída definitiva de Felipe Massa em 2018, Gabriel Bortoleto é o que me passa mais segurança. Em muitas provas na F3 e F2, Bortoleto ganhou posições na base do calculo, da manutenção de trem de prova, e, quando necessário, sendo agressivo. A vitória no tempo de Monza, largando de ultimo, contando com o advento do SC, somado com a sua conservação de pneus e equipamento encheu os olhos dos fãs e da F1, num dia e local muito apropriados.


Terá uma temporada de aprendizado na melhor época possível, onde os engenheiros conhecem a fundo o atual regulamento, poderá estar plenamente envolvido no regulamento 2026, e com um companheiro de equipe extremamente experiente na F1, o Alemão Nico Hulkenberg.


Não devemos criar expectativas excessivas, e dar tempo ao tempo. Lembremos que Bortoleto tem apenas 20 anos ( está no tempo certo que a F1 atual pede) e, fala-se que ainda possui bons laços com a Mclaren, que atualmente tem o melhor carro do grid. Em contraponto, a Kick Sauber possui no momento o pior carro do grid, e as expectativas nossas, no Brasil, precisam ser a altura do que o equipamento pode entregar. Cada Q2 que Gabriel conseguir, será uma façanha enorme. 

Seja bem vindo Gabriel!

Abraços a todos;

Deixe um comentário