Olá Amigos do G&M! Hibernamos sim, porém sempre atentos!
E hoje voltamos a utilizar o espaço para entregar o relato do amigo Gustavo Furlaneto, (@g_furlaneto), fã de automobilismo, que esteve no Anhembi, em São Paulo, assistindo “in loco” a prova da Fórmula E no ultimo dia 16.
Sejas muito bem vindo Gustavo, e conta para todos nós como foi essa experiência!
Sou o Gustavo Furlaneto (@g_furlaneto), tenho 23 anos, sou formado em economia, e atualmente trabalho com manutenção de prensa mecânica. Sempre fui apaixonado por carros desde crianças quando tinha meus Hot Wheels e com isso comecei a acompanhar a maioria das categorias de automobilismo.
No último sábado (16), estive presente no sambódromo do Anhembi para acompanhar o e-prix de São Paulo, a quarta etapa da temporada 2023/2024. O evento trouxe em relação a etapa da temporada 2022/2023 melhorias significativas de estrutura, onde mesmo nos dias mais quentes do ano em São Paulo não faltaram bebedouros para a hidratação do público.
No período antes da realização da prova, a organização prometia ações voltadas ao entretenimento do público e acredito que conseguiu cumprir bem isso. Havia atrações como uma arena de games com diversos simuladores da Fórmula E, havia uma área kids, uma competição em bikes, além diversas ativações de empresas como a 99 com os novos modelos da BYD, um protótipo chinês de carro voador, a Allianz com um espaço voltado ao futebol, a Hankook, fornecedora de pneus da categoria, montou seu espaço expondo os pneus da categoria; Logo na entrada, havia uma arena de shows com apresentações de bandas e Dj’s, além da abertura do pit-lane para sessão de autógrafos e fotos,
Outro ponto positivo do evento certamente foi a diversidade de comida disponível, com diversas barracas de hambúrguer, hot-dog, batata frita, comida mexicana, comida japonesa, pizza e massas.
Agora vamos à parte que realmente interessa: a corrida! Chamou a atenção os monopostos da Fórmula E, que são muito bonitos diga-se de passagem, em especial o carro da DS Penske com a pintura dourado e preto. O ponto mais criticado pelos fãs de automobilismo em geral na Fórmula E, que é a ausência de barulho dos motores, presencialmente é uma meia verdade, pois os carros ao passarem na reta o barulho é bem similar ao de jatos, e, ao passar por você esse barulho some.
O circuito montado no complexo do Anhembi possui a maior reta do calendário, além de mais duas retas na Avenida Olavo Fontoura o que fez com que a corrida fosse extremamente disputada e recheada de ultrapassagens.
Sem dúvida o fã de corridas saiu satisfeito por ter assistido uma corrida movimentada. A pole position foi conquistada por Pascal Wehrlein da equipe Tag Heuer Porsche, que terminou a prova na quarta posição. O vencedor da corrida foi Sam Bird da Mclaren que saiu da sexta posição do grid, sua primeira vitória e uma vitória da Mclaren no Brasil independente da categoria sempre tem um gosto especial.
O segundo colocado foi Mitch Evans, da Jaguar, que apesar de liderar uma parte significativa da corrida foi ultrapassado brilhantemente, por fora, na penúltima curva do circuito, levando o público ao delírio. O pódio foi completado por Oliver Rowland da NISSAN que fez uma ultrapassagem dupla na última curva terminando a corrida na terceira posição.
No geral o evento foi muito bom, um ponto negativo no atual traçado é que não há uma visão tão ampla do circuito, na maioria das arquibancadas, que são concentradas na reta do Anhembi, é possível ver a passagem dos carros na reta e nos resta acompanhar o restante da volta pelos telões distribuídos pelo sambódromo; Em especial no meu caso como estava na arquibancada do lado da Avenida Olavo Fontoura era possível ver os pilotos passando na reta oposta.
Para finalizar, no geral aprovei o evento, excelente para você ir com a família, amigos ou em casal, e pretendo voltar nas próximas edições. Abraço a todos!