A MotoGP iniciou 2025 já na terça-feira, dois dias após a corrida final que consagrou Jorge Martin. No evento de premiação a categoria apresentou a nova identidade visual e logomarca, que estavam inalteradas há mais de duas décadas. Como praxe, foram ditas as premissas de aproximação com as novas linguagens e formas de comunicação, mas a verdade é que o minimalismo é bastante exacerbado e em nada remete ao logo antigo que fazia alusão ao histórico troféu “das plaquinhas” que contém os nomes de todos os campeões ano a ano desde o britânico Leslie Graham, em 1949.
O ano que vem guarda a promessa de uma grande temporada. Para além da expectativa do que virá a acontecer entre Marquez e Bagnaia, nunca houveram tantas mudanças entre as equipes. A ver:
Aprilia (RS-GP25)
#1 Jorge Martin
#72 Marco Bezzechi
Martin terá o grande desafio de manter a Aprilia competitiva e defender seu título. As mudanças no time (ida de Romano Albesiano para a Honda e chegada do ex-Ducati Fabiano Sterlacchini) podem dar a ele uma esperança de fazer a moto que começou bem a temporada mas terminou com performance mediana voltar a ser competitiva. Bezzechi deverá ter um trabalho mais árduo para recuperar a forma competitiva dos dois anos anteriores, tendo agora um novo equipamento nas mãos.
KTM (RC16)
#33 Brad Binder
#37 Pedro Acosta
A KTM passa por maus bocados financeiramente. Foram noticiados ainda em Agosto que a empresa passsa por reestruturações e alterações internas, mas rapidamente também foi noticiado que o departamento de competições permanecerá intacto. Dentro da equipe, a chegada de Pedro Acosta pode dar um novo ânimo à equipe que não vence há duas temporadas. Brad Binder, que conseguiu novamente uma boa classificação final (primeiro piloto não-Ducati) segue como homem forte da equipe
Ducati (Desmosedici GP25)
#63 Pecco Bagnaia
#93 Marc Marquez
Todas as atenções estarão voltadas para esta garagem. A equipe somará nada menos que onze títulos entre seus pilotos. A expectativa reside no comportamento entre dois pilotos ultra-competitivos. Marc chega com o bom retrospecto de um ano vitorioso na Gresini, onde conseguiu três vitórias e o terceiro lugar no campeonato, com uma moto defasada em um ano. Bagnaia estará pronto para o desafio, pois apesar de perder o título, suas onze vitórias são um cartão de visitas a não ser desprezado. Quanto à questão técnica, pode-se destacar que a fábrica não contará com quatro motos “do ano”, já que a antiga equipe satélite Pramac rumou para a Yamaha.
Yamaha (YZR M1)
#20 Fabio Quartararo
#42 Alex Rins
A Yamaha finalizou os primeiros testes com um bom prognostico, tendo os dois pilotos entre os dez primeiros. As mudanças no corpo técnico, com a chegada de Massimo Bartolini e Marco Nicotra, ambos advindos da Ducati foram fundamentais no convencimento ao campeão de 2021, Quartararo, a permanecer na equipe. Alex Rins tenta retomar a forma de 2023, quando venceu a última corrida da Honda.
Honda (RCV213)
#10 Luca Marini
#36 Joan Mir
Falando em Honda, a esquadra japonesa que é a maior vencedora da categoria tenta retomar o caminho das vitórias após a era Marc Marquez. A chegada de Romano Albesiano (ex-Ducati e KTM) pode dar o fôlego necessário. A dupla de pilotos infelizmente não inspira muito ânimo, já que Marini vem de um melancólico debut com a marca, sendo o último na tabela e estando constantemente nas últimas posições e o campeão de 2020 Joan Mir parece desanimado há tempos.
Gresini Ducati (Desmosedici GP24)
#73 Alex Marquez
#54 Fermin Aldeguer
A Gresini contará com os serviços de Alex Marquez, que corre pela equipe pelo terceiro ano seguido e a chegada de Fermin Aldeguer, novato egresso da Moto2. Com Marc Marquez em 2024 a equipe experimentou momentos de glória ao vencer três etapas e finalizarem o ano entre as três melhores equipes. Alex parece ter gostado da GP24, ao pontear o primeiro dia de testes.
Mooney VR46 Racing Team (Desmosedici GP 25/GP24)
#49 Fabio Di Giannantonio
#21 Franco Morbidelli
A equipe de Valentino Rossi terá uma das motos do ano, a serviço de Fabio Di Giannantonio, que ainda se recupera da cirurgia no ombro. Franco Morbidelli terá uma nova chance para se firmar agora na equipe caseira e pilotará novamente a GP24.
Tech3 KTM Factory Racing (KTM RC16)
#23 Enea Bastianini
#12 Maverick Viñales
A francesa Tech 3, que não usará mais o nome GasGas, que era uma ação de branding da KTM, proprietária da marca espanhola, usará a mesma spec da moto da equipe de fábrica. Dois novos pilotos, com Bastianini vindo de uma boa temporada da Ducati oficial e Viñales, que preferiu sair da Aprilia após a chegada de Martin.
LCR Honda (RCV213)
#5 Johann Zarco
#35 Somkiat Chamtra
Na equipe satélite de Lucio Cecchinello, que utiliza motos Honda desde 2006, permaneceu Johann Zarco, que tenta colocar a instável RCV213 nos trilhos novamente. Somkiat Chamtra será o primeiro piloto da Tailândia a disputar a categoria principal, vindo de muitos anos na Moto2.
Prima Pramac Racing (Yamaha YZR M1)
#88 Miguel Oliveira
#43 Jack Miller
Campeã mundial por equipes em 2023 e de pilotos em 2024, a Pramac inicia uma nova era em sua história, ao trocar a Ducati pela Yamaha. Contará com uma dupla experiente: Miguel Oliveira, que sofreu uma lesão importante no final da temporada de 2024 e Jack Miller, que não se encontrou na KTM. O desenvolvimento junto à Yamaha oficial será crucial para que repitam o sucesso da parceria junto à Ducati
Trackhouse Racing (Aprilia RS-GP24)
#25 Raul Fernandez
#79 Ai Ogura
A americana Trackhouse, que utiliza motos Aprilia defasadas em um ano recebe o novato vindo da Moto2, o japonês Ai Ogura e mantém Raul Fernandez. A equipe não vem de um bom ano, ao finalizar em antepenúltimo lugar.
Testes pré temporada. Barcelona, 19 de Novembro de 2024
Vinte e quatro pilotos foram para a pista dois dias após o término da temporada. Entre pilotos oficiais e de testes, foram colocados em prática os modelos atualizados para algumas equipes, como a Gresini, que testou a Ducati GP24 pela primeira vez e em alguns casos modelos “híbridos”, como a Ducati oficial. com modelos já contendo especificações que estarão na moto do ano que vem.
Alex Marquez liderou o teste, com Fabio Quartararo logo em seguida, demonstrando evolução na Yamaha. Bagnaia e Marc Marquez, que fez sua estreia pela Ducati oficial testaram modelos diferentes cada um, com modelos híbridos alternando peças e especificações da moto atual com a GP25 que estreará no ano que vem e estiveram próximos. Bagnaia utilizou uma moto com livery em branco e vermelho, enquanto Marc usou uma moto toda vermelha, adaptando seus patrocinadores pessoais com os da nova equipe. O clima era bom na garagem, com os dois pilotos conversando bastante entre os engenheiros. Por enquanto, paz…
O campeão Jorge Martin guiou a Aprilia pela primeira vez. Buscando se familiarizar, apenas testou em ritmo menos acelerado e finalizou a 1 segundo do líder.
O teste foi também a primeira oportunidade para os novatos Ai Ogura (Trackhouse Racing, Aprilia RS-GP24), Fermin Aldeguer (Gresini, Ducati GP24) e Somkiat Chamtra (LCR Honda, RCV213) sentirem a subida de cavalaria da Moto2 para a categoria principal. Entre os três, Aldeguer foi o melhor colocado, ocupando a vigésima posição.
Aleix Espargaró, recém-aposentado, testou pela primeira vez a Honda, fazendo seus primeiros quilômetros como piloto de testes oficial. Ele levará o conhecimento obtido ao desenvolver a Aprilia nos últimos oito anos. Outra estreia, mas com acidente, foi a de Enea Bastianini. O italiano deu as primeiras voltas como piloto da KTM Tech3 e caiu na curva 5, destruindo a RC16. O piloto nada sofreu.
Resultados:
Pos. | Piloto | Equipe | Tempo/GAp | |
---|---|---|---|---|
1 | Álex Márquez | Gresini Racing | 1min38s803 | |
2 | Fabio Quartararo | Yamaha MotoGP | +0s396 | |
3 | Pecco Bagnaia | Equipe Ducati | +0s595 | |
4 | Marc Márquez | Equipe Ducati | +0s651 | |
5 | Raul Fernández | Trackhouse Racing | +0s668 | |
6 | Brad Binder | KTM Factory Racing | +0s705 | |
7 | Franco Morbidelli | Equipe VR46 Racing | +0s762 | |
8 | Alex Rins | Yamaha MotoGP | +0s765 | |
9 | Pedro Acosta | KTM Factory Racing | +0s768 | |
10 | Johann Zarco | Honda LCR | +0s813 | |
11 | Jorge Martín | Aprilia Racing | +1s056 | |
12 | Maverick Viñales | KTM Tech3 | +1s084 | |
13 | Marco Bezzecchi | Aprilia Racing | +1s192 | |
14 | Aleix Espargaró | Equipe de testes da Honda | +1s204 | |
15 | Joan Mir | Repsol Honda | +1s267 | |
16 | Enea Bastianini | KTM Tech 3 | +1s279 | |
17 | Miguel Oliveira | Pramac Racing | +1s335 | |
18 | Luca Marini | Repsol Honda | +1s429 | |
19 | Michele Pirro | Equipe VR46 Racing | +1s683 | |
20 | Fermin Aldeguer | Gresini Racing | +1s761 | |
21 | Ai Ogura | Trackhouse Racing | +2s143 | |
22 | Jack Miller | Pramac Racing | +2s222 | |
23 | Somkiat Chantra | Honda LCR | +2s492 | |
24 | Lorenzo Savadori | Equipe de testes Aprilia | +9s793 |
Fonte: motorsport.uol.com.br