Com os carros ganhando a pista de La Sarthe para esta primeira sessão de treinos, foi importante para as equipes pegarem o máximo de quilometragem e terem uma noção de onde podem ganhar em desempenho visando as atividades oficiais que se iniciam na próxima quarta com os treinos livres e a qualificação.
A Toyota, através do GR010 #7 foi o mais veloz nessa primeira sessão do Test Day com Kamui Kobayashi anotando a marca de 3’28’’467 que superou o tempo estabelecido um pouco antes pelo Porsche 963 #6 do Team Penske com Kevin Estre ano comando, quando o francês fez o tempo de 3’29’’270. A terceira marca desta classe dos Hypercar ficou para o BMW M #20 do Team WRT que fez 3’29’’433.
Na LMP2, que retorna especialmente para esta prova em Le Mans, a melhor marca ficou para o #28 da IDEC Sport com o tempo de 3’37’’044 que foi seguido pelo #22 da United Autosport e pelo #14 da TF Racing Spike. Em média, o melhor tempo dessa classe foi seis décimos mais lento que o da sessão inicial de 2023.
Na LMGT3, o Lexus #78 da Akkodis ASP Team Lexus fez o tempo de 4’00’’106 e em segundo aparece o segundo Lexus #87 da equipe e em terceiro o BMW M4 #31 do Team WRT.
Essa sessão sofreu com algumas interrupções, sendo a do #37 da Cool Racing ter escapado e batido nas Curvas Porsche onde o carro, então pilotado por Lorenzo Fluxa, escapou e bateu inicialmente a dianteira e depois a traseira. O piloto saiu bem do carro, mas ainda precisam ver o estado do chassi que, inicialmente, estaria em ordem. O acidente aconteceu já na parte final do treino, o que ocasionou o encerramento em bandeira vermelha.
Outros contratempos também aconteceram durante esta sessão, como o Cadillac #3 que ficou parado na pista com problemas no sistema de combustível; #87 da Akkodis, com Takeshi Kimura no comando, ficou parado em Chicane Dunlop e isso ocasionou um Full Course Yellow – que serviu como treinamento, assim como procedimentos de Safety Car que também foram testados – ; o outro contratempo foi com o BMW M#15 de Dries Vanthoor que ficou também na Chicane Dunlop quando faltavam 25 minutos para o final. Ele foi resgatado e voltou à ativa em seguida.
Top-10 de cada classe na primeira sessão (Test Day, sessão 1)
– Hypercar (top-10)
1º – José María López (ARG) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL)/ Ritomo Miyata (JAP) – Toyota GR010 – Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, 3min28s467
2º – Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) / Dane Cameron (EUA) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, 3min29s205
3º- Robin Frijns (HOL) / Nick Yelloly (GBR) / Jesse Khrohn (FIN) – BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT, 3min29s433
4º – Daniil Kvyat / Edoardo Mortara (ITA) / Andrea Caldarelli (ITA) / Jordan Pepper (AFS) – Lamborghini SC63 #63, Lamborghini Iron Lynx, 3min29s639
5º – Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) – Ferrari 499P #83, AF Corse, 3min29s732
6º – Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) / José María López (ARG) / Ritomo Miyata (JAP) – Toyota GR010 – Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, 3min29s823
7º – Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) / Dane Cameron (EUA) – Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, 3min29s885
8º – Mathieu Jaminet (FRA) / Felipe Nasr (BRA) / Nick Tandy (GBR) / Dane Cameron (EUA) – Porsche 963 #4, Porsche Penske Motorsport, 3min29s915
9º – Jean-Éric Vergne (FRA)/ Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) / Malthe Jakobsen (DIN) – Peugeot 9X8 #93, Peugeot TotalEnergies, 3min30s136
10º – Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, 3min30s367
1º – Paul Lafargue (FRA) / Job van Uitert (HOL) / Reshad de Gérus (FRA) – IDEC Sport #28, 3min37s044
2º – Oliver Jarvis (GBR) / Bijoy Garg (EUA) – United Autosports #22, 3min37s176
3º – PJ Hyett (EUA) / Louis Delétraz (SUI) / Alex Quinn (GBR) – AO by TF #14, 3min37s394
4º – Jakub Smiechowski (POL) / Vladislav Lomko / Clément Novalak (FRA) – Inter Europol Competition #34, 3min37s762
5º – Rodrigo Sales (EUA) / Mathias Beche (SUI) / Scott Huffaker (EUA) – Panis Racing #65, 3min38s159
6º – Ben Keating (USA) / Filipe Albuquerque (POR) / Ben Hanley (GBR) – United Autosports USA #23, 3min38s264
7º – Lorenzo Fluxa (ESP) / Malthe Jakobsen (DIN) / Ritomo Miyata (JAP) – COOL Racing #37, 3min38s266
8º – Ryan Cullen (GBR) / Patrick Pilet (FRA) / Stéphane Richelmi (MCO) – Vector Sport #10, 3min38s641
9º – Matthias Kaiser (LIE) / Olli Caldwell (GBR) / Roman De Angelis (CAN) – Algarve Pro Racing #25, 3min38s665
10º – George Kuntz (EUA) / Colin Braun (EUA) / Nick Catsburg (HOL) – Crowdstrike Racing by APR #45, 3min39s262
– LMGT3 (top-10)
1º – Arnold Robin (FRA) / Timur Boguslavsky – Lexus RC F LMGT3 #78, Akkodis ASP Team, 4min00s106
2º – Esteban Masson (FRA) / Takeshi Kimura (JAP) / Jack Hawksworth (GBR) – Lexus RC F LMGT3 #87, Akkodis ASP Team, 4min00s668
3º- Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) – BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, 4min00s929
4º – Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) – McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, 4min01s173
5º – Brendan Iribe (USA) / Ollie Millroy (GBR) / Frederik Schandorff (DIN) – McLaren 720S LMGT3 Evo #70, Inception Racing, 4min01s194
6º – Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) – BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, 4min01s329
7º – Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, 4min01s533
8º – Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, 4min01s645
9º – Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, 4min01s721
10º – Davide Rigon (ITA) / Thomas Flohr (SUI) / Francesco Castellacci (ITA) – Ferrari 296 LMGT3 #54, Vista AF Corse, 4min01s771
Toyota pela manhã. Porsche à tarde
A parte da manhã tivemos uma ideia de como seria uma disputa entre Porsche e Toyota, com os japoneses a anotarem a melhor marca naquela sessão, mas a tarde foi totalmente dos alemães que colocaram quatro carros nas três primeiras posições.
Kevin Estre parece ser o homem forte da Porsche ao levar o 963 #6 ao topo da tabela de tempos no computo geral. Ele conseguiu uma sequência muito boa em certa parte do treino quando enfileirou voltas entre 3’26 e 3’28 – sendo nesse exato momento que conseguiu a melhor marca (Volta 2 – 3’27.798″/ Volta 3 – 3’26.907“/ Volta 4 – 3’28.857″/ Volta 5 – 3’27.341″/ Volta 7 – 3’26.910”). O outro Porsche #4, com Felipe Nasr no comando, fez o tempo de 3’27’’142 e pegou o segundo lugar. O Toyota #8, com Brendon Hartley, quebrou a sequência dos alemães ficando em terceiro, com o Porsche #5 em quarto. A esquadra da Porsche Penske Motorsport comandando com muita ação esse segundo turno do teste.
Alguns carros dessa classe sofreram contratempos, como foi o caso do BMW #15 do Team WRT que precisou efetuar uma troca de motor e participou dos últimos 45 minutos. O Porsche 963 #99 da Proton Competition que também perddeu parte do teste por problemas elétricos. Das equipes estreantes, BMW e Lamborghini conseguiram boas voltas ao colocarem carros entre os dez primeiros nas duas sessões; Isota Fraschini e Alpine, não enfrentaram problemas, mas ainda estão fora do ritmo ideal.
Na LMP2, o #22 da United Autosports fez o melhor tempo dessa sessão (3’34’’704) com Oliver Jarvis no comando seguido pelo #25 da Algarve Pro Racing e pelo #30 da Duqueine Team. Estes que fecharam a trinca nessa classe, ficaram a mais de 1 segundo de atraso para o #22 – e a United ainda teve o #23 em quarto, mostrando a costumeira força que eles tem nessa classe há uns bons anos.
A Corvette, enfim, deu as caras em Sarthe conseguindo o melhor tempo através do Z06 LMGT3.R #89 da TF Sport com a marca de 3’59’’883, seguido de perto pelo Aston Martin Vantage AMR GT3 #27 da Heart of Racing e pelo BMW M4 LMGT3 #31 do Team WRT, e o fato curioso é que estes dois últimos fizeram o mesmo tempo: 3’59’’920. Outro detalhe a se destacar nessa classe que estreia em Le Mans foi o equilíbrio: catorze carros ficaram no mesmo segundo, o que sugere uma atenção a mais para com eles pelos próximos dias.
Os carros voltam à pista na quarta para os treinos livres e qualificação.
Top-10 de cada classe na primeira sessão (Test Day, sessão 1)
1º – Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) / Dane Cameron (EUA) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, 3min26s907
2º – Mathieu Jaminet (FRA) / Felipe Nasr (BRA) / Nick Tandy (GBR) / Dane Cameron (EUA) – Porsche 963 #4, Porsche Penske Motorsport, 3min27s142
3º- Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) / Ritomo Miyata (JAP) – Toyota GR010 – Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, 3min27s615
4º – Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) / Dane Cameron (EUA) – Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, 3min27s773
5º – Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, 3min28s014
6º – Robin Frijns (HOL) / Nick Yelloly (GBR) / Jesse Khrohn (FIN) – BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT, 3min28s072
7º – Daniil Kvyat / Edoardo Mortara (ITA) / Andrea Caldarelli (ITA) / Jordan Pepper (AFS) – Lamborghini SC63 #63, Lamborghini Iron Lynx, 3min28s222
8º – Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) – Ferrari 499P #83, AF Corse, 3min28s248
9º – Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) – Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, 3min28s487
10º – José María López (ARG) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) / Ritomo Miyata (JAP) – Toyota GR010 – Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, 3min28s827
– LMP2 (top-10)
1º – Oliver Jarvis (GBR) / Bijoy Garg (EUA) – United Autosports #22, 3min34s704
2º – Matthias Kaiser (LIE) / Olli Caldwell (GBR) / Roman De Angelis (CAN) – Algarve Pro Racing #25, 3min35s981
3º – Ben Keating (USA) / Filipe Albuquerque (POR) / Ben Hanley (GBR) – United Autosports USA #23, 3min36s354
4º – François Perrodo (FRA) / Bem Barnicoat (GBR) / Nicolas Varrone (ARG) – AF Corse #183, 3min36s623
5º – Jonas Ried (ALE) / Maceo Capietto (FRA) / Bent Viscall (HOL) – Proton Competition #9, 3min36s750
6º – Jakub Smiechowski (POL) / Vladislav Lomko / Clément Novalak (FRA) – Inter Europol Competition #34, 3min36s898
7º – George Kuntz (EUA) / Colin Braun (EUA) / Nick Catsburg (HOL) – Crowdstrike Racing by APR #45, 3min37s169, 3min37s169
8º – Ryan Cullen (GBR) / Patrick Pilet (FRA) / Stéphane Richelmi (MCO) – Vector Sport #10, 3min37s385
9º – Fabio Scherer (SUI) / David Heinemeier Hansson (DIN) / Kyffin Simpson (USA) – Nielsen Racing #24, 3min37s456
10º – Paul Lafargue (FRA) / Job van Uitert (HOL) / Reshad de Gérus (FRA) – IDEC Sport #28, 3min37s802
– LMGT3 (top-10)
1º – Daniel Juncadella (ESP) / Hiroshi Koizumi (JAP) / Sébastien Baud (FRA) – Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport, 3min59s883
2º – Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, 3min59s920
3º – Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) – BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, 3min59s920
4º – Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, 4min00s121
5º – Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) – McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, 4min00s184
6º – Nicolás Pino (CHI) / Marino Sato (JAP) / Hiroshi Hamaguchi (JAP) – McLaren 720S LMGT3 Evo #95, United Autosports, 4min00s278
7º – Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, 4min00s378
8º – Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) – BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, 4min00s417
9º – Charlie Eastwood (IRL) / Tom Van Rompuy (BEL) / Rui Andrade (ANG) – Corvette Z06 LMGT3.R #81, TF Sport, 4min00s444
10º – Michael Wainwright (GBR) / Daniel Serra (BRA) / Riccardo Pera (ITA) – Ferrari 296 LMGT3 #86, GR Racing, 4min00s467